Penitenciária considerada modelo no Paraná recebe visita de juiz 12/05/2017 - 17:13

Considerada modelo em tratamento penal no Paraná, a Penitenciária Central do Estado - Unidade de Progressão (PCE-UP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, recebeu a visita do juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Ponta Grossa, Antônio Acir Hrycyna, na quinta-feira (11).

O magistrado acompanhou a rotina da penitenciária, que mantém 100% dos presos ocupados em atividades de ensino e trabalho. A visita foi acompanhada pelo diretor-adjunto do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Cezinando Vieira Paredes.

"Gostei muito da experiência, é uma visita que nos traz a perspectiva de implantar algo semelhante em Ponta Grossa. É necessário oportunizar esses espaços e trazer um olhar para essas pessoas", afirma o juiz.

Estiveram presentes, ainda, os diretores das unidades penais de Ponta Grossa, o chefe de cadeia pública da regional, assessores do juiz e um professor do curso de Direito da Universidade Federal de Ponta Grossa. O grupo acompanhou também parte dos trabalhos do mutirão carcerário, realizado pelo Poder Judiciário na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP).

UNIDADE DE PROGRESSÃO – Resultado de uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça, a unidade de progressão faz parte das ações do projeto “Cidadania nos Presídios” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo da unidade prisional – que iniciou suas atividades em novembro do ano passado – é preparar os detentos para voltarem ao convívio social após o cumprimento total da pena.

De regime fechado, a unidade penal possui atualmente 170 detentos que estão em fase final de cumprimento de pena, próximos de retomar o convívio em sociedade. Além disso, o preso também precisa possuir um bom comportamento carcerário.

GALERIA DE IMAGENS