Inauguração de obras oferece melhorias no Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu 05/12/2022 - 09:21

O Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu passou por reformulação em algumas unidades. Foi inaugurada a Penitenciária Estadual IV e a Muralha da Penitenciária Estadual I, também foi  ampliada a área administrativa da Penitenciária Feminina – Unidade de Progressão. As melhorias contribuem no avanço das políticas de atendimentos às pessoas privadas de liberdade (PPL), pautadas nos aspectos de segurança, modernização, tratamento penal adequado, condições dignas para os custodiados e de trabalho para os servidores penais.

As obras foram feitas com recursos federais e estaduais, além de investimentos oferecidos pela Itaipu Binacional sendo, ao todo, em torno de R$20 milhões de reais aplicados nas construções da regional. A execução foi da empresa Metrosul.

“Quando juntamos forças de instituições com relevância e recursos destinados ao Sistema Prisional, geramos ressocialização, cárceres sem superpopulação e mais qualidade na mudança do perfil dos apenados”, afirmou o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado.

“O investimento nas obras é uma forma da Itaipu contribuir com a melhoria da segurança pública da região. Além disso, foi uma oportunidade de colaborar com a ressocialização dos apenados que participaram dos trabalhos realizados em prol da sociedade”, ressaltou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior, que afirmou que o projeto foi iniciado em 2020.

PENITENCIÁRIA - A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu IV (PEF IV) foi criada pelo Decreto Estadual 12.417, de 18 de outubro de 2022. A unidade prisional masculina é de regime fechado e conta com capacidade para 752 vagas. Com o novo prédio, o Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu passará a ter 3.320 vagas distribuídas.

“Quando falamos em aumento do número de penitenciárias, não nos referimos ao crescimento do número da população carcerária como consequência, mas sim da qualidade do tratamento penal a todos os já abrigados na regional”, disse o  coordenador-regional do Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu, Diego Rodrigues Dias.

Atualmente, a penitenciária faz a custódia majoritária de apenados de maior periculosidade, contribuindo para a intensificação da segurança do estabelecimento penal tornando-se, assim, uma Unidade de Segurança Máxima.

MURALHA
- A Muralha da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu I é uma demanda existente desde a inauguração da unidade, pois ela reforça a segurança local, diminui o campo visual de quem está na área externa e conta com guarita, a fim de reforçar a segurança do perímetro externo. Ela também minimiza os riscos de arrebatamentos e fugas.

ÁREA ADMINISTRATIVA -  A área administrativa da Unidade de Progressão feminina é uma demanda que visa o desmembramento da Unidade Penal, que anteriormente utilizava-se de espaços compartilhados com a Cadeia Pública Laudemir Neves, de Foz do Iguaçu.

Após a separação das unidades, a direção da regional trabalhou em prol da estruturação dos espaços de trabalho e organização dos setores, além da implementação de políticas voltadas ao aumento da oferta de escolarização, capacitação e profissionalização integral das apenadas.

“Atualmente, em todas as regiões prisionais do Paraná, temos apenados que trabalham ou estudam. Isso porque nós entendemos que a mão de obra das pessoas privadas de liberdade se torna fundamental para a ressocialização do indivíduo, além de proporcionar contribuições à sociedade, na educação e no mercado de trabalho”, concluiu o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado.