Forças de segurança encontram 600g de emulsão de dinamite na Cadeia de Umuarama 20/09/2019 - 16:40

Uma ação integrada de agentes do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) com as polícias Civil e Militar de Umuarama, município do noroeste paranaense, retirou 600g de emulsão de dinamite das mãos de presos da Cadeia Pública da cidade, na manhã desta quinta-feira (19/09). A apreensão se deu em decorrência do trabalho integrado das forças de segurança pública do estado.

“O Depen está sempre trabalhando para melhorar e manter a segurança das unidades penitenciárias e de todos os envolvidos no Sistema Pena, por meio de revistas estruturais e pessoas, com detector de metais e feitas minuciosa e manualmente”, afirmou o coordenador regional do Depen, Luciano Brito. Segundo ele, um dos pontos importantes no trabalho é a integração das forças de segurança.

“A ação foi feita após as agências de inteligência receberem informações de que o material explosivo estava com presos da unidade e que possivelmente seria usado para uma fuga”, afirmou o coordenador regional do Depen, Luciano Brito. “Tivemos um caso assim em 2016, quando os detentos conseguiram fugir, mas, desta vez, apreendemos o material antes de acontecer”, completou.

Para recolher o material da unidade, os agentes penitenciários contaram com o reforço de policiais militares do 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM) e de policiais civis da Delegacia da cidade. O explosivo foi levado à àrea externa da unidade, para que o Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) tomasse as medidas cabíveis.

“Após o ocorrido, os presos envolvidos no caso foram transferidos para outras unidades e a Cadeia de Umuarama passou por uma revista estrutural”, afirmou Brito. Ele ainda explicou que o caso está sendo investigado pela Delegacia da cidade, que também apurará a conduta criminosa dos presos.

“Na revista estrutural e minuciosa da unidade e dos detentos, não foram encontrados mais materiais ilícitos, apenas excesso de alimentos”, afirmou o coordenador regional. A explosão do material foi feita pela equipe do BOPE por volta das 21h30 desta mesma quinta-feira (19/09).