Em Francisco Beltrão, evento discute saúde prisional e políticas públicas 11/05/2017 - 10:00

O município de Francisco Beltrão foi sede do primeiro Seminário Estadual sobre Saúde Prisional e Políticas Públicas do Estado.

Com a intenção de dialogar, divulgar e integrar universidade e cárcere na busca por ações de atenção a saúde do trabalhador da segurança pública e à saúde do detento, o encontro teve duração de dois dias e contou com a participação de cerca de 150 pessoas.

Os debates reuniram pesquisadores, alunos e profissionais das áreas da saúde e da segurança pública. Cerca de 60 servidores do Estado, de diversas regiões, estiveram presente no seminário, alguns com apresentação de pesquisas.

"É um momento de sensibilização, de discutir a realidade e juntos traçarmos estratégias que possam contribuir com o trabalho que já é realizado nas unidades penitenciárias", explica a responsável pelo setor de Projetos do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Renata Himovski Torres, que participou de um dos painéis como palestrante e falou sobre políticas públicas no sistema prisional.

A ação foi organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com o Depen, Patronato Municipal de Francisco Beltrão, Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas a Saúde, Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) e o Judiciário local.