Diretor-Geral da Polícia Penal realiza visita técnica em unidades da Regional de Cruzeiro do Oeste 18/10/2022 - 09:54

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (Deppen), Osvaldo Messias Machado, realizou na última semana, nos dias 13 e 14, visita técnica, nas unidades prisionais da Regional de Cruzeiro do Oeste, no interior do Estado.
Acompanhado de gestores das unidades prisionais e do Coordenador Regional, Geraldo Andrade Coelho Pinto, ele visitou Cadeias Públicas e Penitenciárias, entregues ou reformadas recentemente, conferiu as estruturas e conversou com os servidores. Ainda na oportunidade, reuniu-se com prefeitos locais para tratar de demandas relacionadas ao Sistema Penitenciário Estadual.

Na Cadeia Pública de Campo Mourão II, Machado participou de uma reunião com a gestão da unidade, com o prefeito do município, Tauillo Tezelli e o procurador adjunto, Ramonn Luiz Domingues. Em pauta, a implantação de um projeto que vai permitir a contratação de mão de obra carcerária, para auxiliar em demandas da prefeitura.

“Nós entendemos que a única forma de mudar uma pessoa privada de liberdade (PPL), é por meio do trabalho, da educação e da religião”, afirma Machado.

Para o prefeito de Campo Mourão, a parceria vai fortalecer ainda mais os projetos conjuntos entre a Polícia Penal e o município.
“Estamos dispostos a ajudar e fazer o possível para que estes convênios tenham êxito”, destacou Tezelli.
O grupo ainda conheceu as estruturas da unidade. Passou pelas salas de aula, setor de saúde, área de segurança e pátio externo.

Na cidade de Goioerê, a visita ocorreu em dois locais: um terreno que abrigará a futura instalação de uma unidade feminina e na Cadeia Pública da cidade. O prefeito da cidade, Betinho Lima, acompanhou os policiais penais.
A área do futuro presídio feminino fica às margens da BR-272 e já foi doada ao Governo do Estado pelo município.
“Com a construção, vamos resolver um problema antigo e garantir mais segurança aos nossos moradores da região”, afirmou Betinho.
“Vamos construir uma unidade com capacidade para mais de 200 mulheres privadas de liberdade. A ideia é, também, projetar barracões para implantar canteiros de trabalho”, disse o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Machado.

Em Cruzeiro do Oeste, a visita ocorreu na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste – PECO. A reunião teve participação de gestores de unidades prisionais e a visita a estrutura da unidade. Projetos que funcionam na penitenciária, também foram apresentados, além das ideias para implantações futuras.

A agenda em Guaíra, contou com a reunião entre gestores da Polícia Penal, o prefeito da cidade, Heraldo Trento, o vice-prefeito, Gileade Osti e secretários municipais.
Também houve a visita a Penitenciária Estadual de Guaíra para conhecer a estrutura e alinhar projetos futuros.
“Uma visita extremamente produtiva. Queremos avançar em questões de ressocialização e trabalho para as pessoas privadas de liberdade, no Estado do Paraná”, finalizou Machado.