Depen oferta curso de vendas aos detentos de Piraquara 12/05/2017 - 17:10

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), com a colaboração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está ofertando o curso de Excelência em Venda aos presos das unidades penitenciárias de Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

A atividade começou nesta semana e é designada às pessoas privadas de liberdade, que possuem o Ensino Médio completo. Com duração de dois meses, desenvolvido a distância e por meio de apostilas para estudo e aprendizagem das técnicas da profissão nos cubículos, o curso tem carga horária de 40 horas, distribuídas em quatro módulos e produzidas diariamente.

Já a avaliação acontece por meio de provas presenciais, com o acompanhamento do Setor de Pedagogia de cada estabelecimento penal e tutoria do Senac, que também é responsável pela correção das avaliações e emissão do certificado de conclusão de curso.

Apenas neste ano, o Senac destinou 100 vagas de ensino técnico para o Depen, sendo 50 para o primeiro semestre e 50 para o segundo. As vagas foram distribuídas entre a Penitenciária Feminina do Paraná, Penitenciária Central do Estado e Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão.

Segundo o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, o sistema penitenciário tem feito grande esforço para que novas possibilidades de trabalho e educação aconteçam em cada unidade penal. “Ficamos na expectativa de que a parceria com o Senac estimule outras instituições educacionais a somar conosco, para que as pessoas que estão sob custódia hoje, ao retornarem para a sociedade, tenham como recomeçar suas vidas de forma digna”, afirma ele.

HISTÓRICO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO – De 2013 a 2015 foram ofertadas 1.516 vagas para capacitação profissional. Nos últimos meses, o Depen também proporcionou aos apenados cursos online, por meio do Instituto Mundo Melhor (IMM). Para o segundo semestre já estão previstas 50 vagas de qualificações em Contabilidade.