Depen lamenta mortes de servidores penitenciários em decorrência da Covid-19 21/03/2021 - 11:40

O Departamento Penitenciário do Paraná lamenta profundamente as mortes de servidores penitenciários ocorridas na última semana por complicações da Covid-19. Ao todo, quatro servidores, ativo e aposentados, perderam a vida para essa doença que tem vitimado milhares de pessoas todos os dias no país. 

Neste sábado (20/03), faleceu o agente penitenciário Valdir Tiera, 53 anos. Ele estava internado no hospital da Santa Casa desde o dia 14 de março e, infelizmente, não resistiu. Tiera, tinha 27 anos de serviço público e era lotado no setor de Produção e Desenvolvimento (Seprod) do Depen, mas estava de licença prêmio desde fevereiro. Casado, ele deixa esposa, filha e enteados. 

Na última semana também foram registradas as mortes dos servidores aposentados Antônio Luiz Padilha, 58 anos, Levi Alves Setúbal, 66 anos e Decimo de Almeida Conceição, 61 anos. 

“A família Depen está enlutada por todas essas mortes ocorridas em decorrência da Covid-19. Todos esses servidores, ativos ou aposentados, deixaram seu legado e ajudaram a construir esse departamento. É um momento muito difícil e triste para todos nós”, afirmou o diretor do Depen, Francisco Caricati. 

Segundo Caricati, o Depen tem feito o acompanhamento de todos os servidores que testam positivo para a doença por meio do programa de saúde do departamento, coordenado pela diretora da Espen, Marilza Hack e equipe. “Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para fazer o acolhimento das famílias e o acompanhamento diário dos nossos servidores”, explica o diretor. 

RECUPERADOS – Apesar dos casos fatais, muitos servidores se recuperaram da doença na última semana. Segundo o setor de saúde, em todo o Estado, 18 servidores que tiveram sintomas leves puderam retornar ao trabalho. Além disso, houveram três altas médicas e dois servidores deixaram a UTI e se recuperam no quarto. 

“É importante esse acompanhamento institucional de cada caso, estamos fazendo a nossa parte e auxiliando naquilo que é possível, oferecendo apoio a todos os servidores, efetivos e PSS. Nesse momento é fundamental nos mantermos unidos para vencer essa batalha contra o vírus”, disse o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira. 

O trabalho de acolhimento também é realizado em parceria com os sindicatos dos servidores. Na semana passada o Sindicato dos Policiais Penais (Sindarspen) cedeu seis oxímetros para o monitoramento dos servidores.