Cinco pessoas são detidas após tentarem arremessar corda, maconha e celular para presos de Foz do Iguaçu 29/06/2020 - 11:30

Agentes penitenciários detiveram cinco pessoas que tentavam arremessar diversos materiais ilícitos para dentro da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II). A ação, que ocorreu na noite deste domingo (28/06), durante rondas de uma das equipes do Setor de Operações Especiais (SOE), resultou ainda na apreensão de 20 metros de mangueira e outros 20 metros de corda, dois quilos de maconha, um celular e 50 gramas de fumo.

Os agentes ainda recolheram uma serra, uma broca, uma faca e um isqueiro que estariam com o grupo. O caso ocorreu por volta das 22h30, quando agentes penitenciários teriam percebido a presença de um veículo parado, em atitude suspeita, e muito próximo à PEF II.

De acordo com o chefe regional da Divisão de Operação de Segurança (DOS) de Foz do Iguaçu, Diego Dias, haviam quatro pessoas do lado de fora do veículo, incluindo uma grávida. “Questionados, eles não conseguiram explicar o motivo da presença naquele local. Após revista, foi encontrado um quinto integrante do grupo, deitado ao lado do veículo, sendo este um menor”, afirmou.

Ainda de acordo com Dias, o jovem portava todos os materiais ilícitos. “Ali, foram encontrados a droga, o fumo e a serra, já preparados para serem arremessados na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu”, contou. O chefe regional da DOS explicou que esta quantidade de droga está sendo apreendida rotineiramente nas abordagens realizadas pela equipe SOE no complexo penal de Foz do Iguaçu.
Os materiais e os 5 indivíduos foram encaminhados à 6ª Subdivisão Policial (6ª SDP), da Polícia Civil, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Para o  assessor de segurança do Depen, Josielson Fabricio, estas apreensões não ocorrem somente por conta da suspensão de visitas. “Não é o crescimento de tentativas pelo motivo da pandemia, pois sempre ocorreram tais tentativas, mas sim pelos trabalhos desenvolvidos na segurança das unidades, através de grupos operacionais e tecnologia de ponta”, destacou.

Os materiais e os cinco envolvidos foram encaminhados à 6ª Subdivisão Policial (6ª SDP), para que fossem tomadas as medidas cabíveis.