23 pessoas privadas de liberdade se formam em curso de confeitaria na Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro 07/10/2022 - 14:07

Aconteceu na sede do Conselho da Comunidade – Comarca de Cascavel, no dia 27 de setembro, a cerimônia de entrega dos certificados do Curso de Confeitaria, ofertado para 23 pessoas privadas de liberdade (PPLs) da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – PIMP-UP.

O curso é fruto do projeto “Educar para o Futuro” do Conselho da Comunidade de Cascavel e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Cascavel em parceria com a Polícia Penal.

O objetivo da capacitação, que ocorreu entre os meses de agosto e setembro, foi qualificar as PPLs para o ingresso no mercado de trabalho, por meio da produção dos mais variados tipos de doces.

A cerimônia contou com a participação do coordenador regional da Polícia Penal, em Cascavel, Thiago Correia, do diretor da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro, Álvaro Alegrette, do professor da Unioeste e coordenador do projeto Educar para o Futuro, Valdecir Soligo, do coordenador do curso de pedagogia da Unioeste, Marco Antônio, do presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Rosaldo Chemim, da professora responsável por ministrar o curso, Rosane Ciszevski Lenz e dos familiares das pessoas privadas de liberdade (PPLs).

Para o coordenador regional da Polícia Penal, em Cascavel, Thiago Correia, projetos como esse são importantes pois oportunizam que essas pessoas sejam inseridas em ciclos produtivos de trabalho e renda, ao final do cumprimento de suas penas. “Só temos a agradecer aos nossos parceiros por nos ajudar a viabilizar projetos que contribuem com a ressocialização, com a capacitação profissional e a inclusão social”, destacou.

O professor da Unioeste e coordenador do projeto Educar para o Futuro, Valdecir Soligo, explicou que o papel da universidade junto ao projeto foi o de complementar todo o trabalho que já vinha sendo feito, pelo Conselho da Comunidade de Cascavel por meio de assessoria pedagógica.

“Nós assumimos a parte pedagógica do projeto, a fim de trazer a documentação e garantir a certificação dos alunos, ao final de todo o processo de aprendizagem. Além disso, esta parceria visa possibilitar uma nova forma de reinserção social a estas pessoas, de modo que ao sair da penitenciária, elas possam acessar a sociedade de uma forma produtiva e útil, e consequentemente isso acaba contribuindo com a diminuição da reincidência criminal”, explicou.

O presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Rosaldo Chemim, destacou a importância do projeto. “Oferecer oportunidades para essas pessoas que estão cumprindo suas penas é uma das funções do conselho. Queremos oportunizar que eles voltem a sociedade e tenham um trabalho, que possam sustentar suas famílias e que conquistem sua cidadania. Ao longo dos anos o conselho oportunizou muitos cursos como este. Vale lembrar que nosso trabalho é direcionado tanto para a pessoa privada de liberdade, quanto para seus familiares”, enfatizou.

Família - A cerimônia também foi uma oportunidade para que os familiares das PPLs que participaram do curso pudessem acompanhar o resultado de um dos trabalhos desenvolvidos dentro da penitenciária.

“Gostei muito de participar da cerimônia e ver que por meio deste trabalho eles terão uma chance a mais de ocupação para quando saírem da penitenciária. Sem falar que momentos como este ajudam na integração com a família”, disse a familiar de uma PPL.

Curso - Bolo recheado, pão de mel, bala de coco e brigadeiro foram algumas das receitas ensinadas durante o curso.

A professora, Rosane Ciszevski Lenz, explica que muitos deles já tinham um conhecimento sobre confeitaria, devido a esta parceria entre penitenciária, Conselho da Comunidade de Cascavel e universidade.

“Ao longo destes meses eles puderam aperfeiçoar o que eles já sabiam e aprender novas técnicas. Lá fora há uma grande demanda por profissionais na área da confeitaria, creio que é uma oportunidade a mais de emprego que eles terão”.